Ponsi Engenharia

Site: www.ponsiconsultoria.com.br
Contato: (61) 3533-6538 / (61) 99802-0793
Email: mariogalvao@ponsiconsultoria.com.br

  • Nossos Valores

    Satisfação e preferência do cliente | Valorização e respeito às pessoas | Ética | Respeito ao Meio Ambiente | Transparência e confiança no relacionamento com o cliente | Foco em resultados.

    Quem Somos

    A PONSI tem como objetivo fornecer serviços de consultoria e gerenciamento no que tange à perícia na área de engenharia, na inspeção predial e vistorias técnicas, assim como gerenciamento de projetos, administração e assistência técnica em construções sustentáveis.

    Com mais de 20 anos no mercado de construção civil, atuando em mais de 60 cidades pelo Brasil, atendendo a mais de 30 construtoras e incorporadoras e a mais de 100 condomínios residenciais e comerciais, a PONSI emerge a partir da reconhecida formação acadêmica e ampla expertise de seu fundador Mário Galvão (link para currículo).

    O que nos move:

    1. Simplificação: “Estado da Arte” de qualquer produto ou serviço;

    2. Empreendedorismo: capacidade de resolver problemas e gerar resultados de forma proativa;

    3. Trabalho em equipe: saber lidar com as pessoas é a chave para realizar, com dinamismo e rapidez, todas as tarefas que inicialmente se executaria sozinho.

    Curso de Inspeção Predial

    Download | Leitura online


  • Engenheiro Civil, mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos pela Fundação Ibero Americana – FUNIBER. Possui MBA em Construções Sustentáveis pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, Gerenciamento de Projetos pela University of Califórnia, Irvine – EUA, em Gerenciamento de Projeto pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Engenharia Diagnóstica pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada – INBEC. Além de Sócio-Diretor da PONSI, atua como Diretor Técnico da VECTOR FOILTEC, multinacional alemã, e auditor da Qualidade em Sistema de Gestão Ambiental -SGA e Sistema de Gestão de Qualidade – SGQ. Membro da U.S. Green Building Council – USGBC.

    Formação profissional:
    – Engenheiro Civil.
    + Mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos pela Fundação Ibero Americana -FUNIBER.
    + MBA em Construções Sustentáveis pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.
    + MBA em Gerenciamento de Projetos pela University of Califórnia, Irvine – EUA.
    + MBA em Gerenciamento de Projeto pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
    + MBA em Engenharia Diagnóstica pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada – INBEC.

    Atividades profissionais
    + Sócio-Diretor da PONSI.
    + Diretor Técnico da VECTOR FOILTEC, multinacional alemã.

  • 1- O que é uma inspeção predial?

    Trata-se de um serviço, ainda pouco conhecido no Brasil, mas largamente utilizado nos Estados Unidos, é uma vistoria técnica, feita visualmente e sem “quebra-quebra” por engenheiros especializados em que se aponta o real estado de conservação e segurança do imóvel escolhido.

    A Norma de Inspeção Predial do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo – IBAPE/SP – define como Inspeção Predial: “A vistoria da edificação para determinar suas condições técnicas, funcionais e de conservação, visando direcionar o plano de manutenção”.

    É um cuidado simples e com preço acessível, a Inspeção Predial permite ao comprador conhecer melhor a “saúde” da edificação antes de fechar negócio – o que lhe dá maior poder de negociação, além de facilitar a obtenção de desconto no preço de venda ou no valor da locação. Essa economia pode ser utilizada na realização das reformas necessárias.

    É imprescindível saber se o imóvel que se deseja comprar tem problemas na estrutura, na rede elétrica ou hidráulica, no telhado ou na fundação ou até mesmo ter a certeza de que o condomínio escolhido para morar é seguro, foi bem construído e conta com uma manutenção bem-feita.

    Estas são informações facilmente levantadas em uma Inspeção Predial, mas que podem passar despercebidas se caso a pessoa for leiga.

    2- Por que fazer uma inspeção predial?

    Uma das ideias que mais benefícios têm trazido à sociedade é a da prevenção. Prevenção em qualquer ramo de atividades: médica, psicológica, construtiva, etc.

    Não importa a área, é muito mais fácil prevenir do que remediar e, principalmente, mais econômico. Ao se prevenir, antecipar-se acontecimentos indesejáveis, sendo assim bem mais fácil do que tentar contorná-los ou corrigi-los após o mesmo ter ocorrido. Casos dramáticos como o Ed. Palace I no Rio de Janeiro e o Ed. Atlântico em Guaratuba não ocorreriam e vidas preciosas não se perderiam se houvesse sido realizada uma inspeção preventiva.

    Na área construtiva, especialmente nos edifícios, é inegável o benefício advindo da prevenção, pois é muito mais fácil e econômico o conserto, por exemplo, de uma pequena infiltração inicial do que o fazer após ter sido comprometida uma armadura, pintura ou um sistema elétrico. A realização de inspeções prediais periódicas é um modo de prevenção contra a deterioração precoce de um elemento construtivo.

    3- Quem pode fazer uma inspeção predial?

    Um engenheiro ou arquiteto são aptos a realizar esse serviço, mas tenha com seu patrimônio o mesmo cuidado que você tem quando escolhe um médico ou um advogado.

    Procure um engenheiro ou arquiteto especialista em inspeção predial. É recomendável que a inspeção predial seja feita por profissionais que tenham: uma visão sistêmica da edificação; noções de custos dos serviços de manutenção; experiência em construção e em manutenção de edifícios. Ademais, é importante que esse profissional encare a inspeção predial como forma técnica de resolver problemas das edificações.

    4- Quando deve ser feita uma inspeção predial?

    Como não existe regulamentação específica pela ABNT, pode ser usado o critério de idade:

    – a cada 3 anos para edificações com até 15 anos;

    – a cada 2 anos para edificações acima de 15 anos até 30 anos;

    – a cada ano para edificações construídas a mais de 30 anos.

    5- Como deve ser feita uma inspeção predial?

    Em casas e apartamentos, todos os cômodos e áreas externas são verificados. Apontam-se problemas como sobrecarga e má conservação da rede elétrica; vazamentos e desperdício de água; trincas e rachaduras em paredes e pilares; apodrecimento de telhado; impermeabilização danificada em áreas molhadas como box, área de serviço e varanda, entre outros. Normalmente, o resultado da inspeção é apresentado em relatório detalhado e pode ou não conter fotos.

    Em condomínios, a atenção é voltada para questões graves tais como infiltrações e corrosão por ferrugem na armadura de ferro de pilares, lajes e vigas; problemas no sistema de combate a incêndio; instalação, aterramento e fixação de para-raios incorreto. Observa-se também áreas com impermeabilização danificada e vazamentos que encarecem a conta d’água do condomínio.

    6- É obrigatório fazer Inspeções Prediais Periódicas?

    Em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, em Santo André, a inspeção predial já é obrigatória. Na cidade de São Paulo, encontra-se em tramitação um Projeto de Lei, tornando-a obrigatória.

Preditiva

Conjunto de medidas operacionais técnicas de vistoria, que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se da manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos, assim como as condições para que esse tempo de vida seja mais bem aproveitado.

Preventiva

É o conjunto de ações desenvolvidas sobre o sistema e seus equipamentos, com programação antecipada e efetuada dentro de uma periodicidade por meio de inspeções sistemáticas, detecções e medidas para evitarem falhas, com o objetivo de mantê-lo em perfeitas condições operacionais.

Corretiva

é o tipo de manutenção mobilizada após a ocorrência de defeitos ou falhas no funcionamento dos sistemas ou nos equipamentos.

Detectiva

É a atividade que visa identificar as causas de falhas e anomalias, auxiliando nos planos de manutenção, com o objetivo de atacar a origem do problema, e não apenas o sintoma do mesmo.